A PUC-SP começou a oferecer um curso de Inglês gratuito para alunos da Instituição que possuem bolsas de estudos. O projeto é realizado em parceria entre o coletivo estudantil ProUni-se, o Departamento de Inglês e o Setor de Atendimento Comunitário (PAC) da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias. “Será uma oportunidade dupla”, afirma Erick Pinheiro de Carvalho Calistrato, graduando em Letras: Português-Inglês e idealizador da proposta. “Os bolsistas poderão se preparar e aprender uma segunda língua, e o professor, que será um aluno da graduação, poderá fazer um estágio e ter uma experiência de ensino durante sua formação”, avalia. Para Erick (foto), as pessoas imaginam que, ao chegar à universidade, os estudantes já saibam um segundo idioma.
“Mas não dá para pressupor isso no caso dos bolsistas”, pondera. A partir dessa percepção, ele começou a articular, com o ProUni-se, um curso de Inglês voltado aos integrantes do ProUni. Uma sondagem inicial pelo Facebook indicou 80 interessados. Com a demanda quantificada, era preciso arrumar um espaço para as aulas; o grupo então entrou em contato com o PAC para conseguir uma sala no campus Monte Alegre. Conseguiram mais: o apoio institucional da Universidade para a empreitada. “Estávamos pensando em criar uma política de permanência para alunos com bolsa, incluindo cursos de Inglês, Português e Matemática”, explica Sandra Paulino, supervisora do PAC. “O ProUni-se nos procurou, e após algumas conversas, vimos que poderíamos trabalhar juntos”, complementa. “Víamos como utópico realizar um projeto em conjunto com a PUC-SP. Está acima de nossas expectativas, espero que seja o primeiro de muitos”, considera o estudante Thiago Viana (Geografia), membro do coletivo prounista. Sua colega, Nadja Aguiar (Administração), concorda: “É um grande passo”.
O PAC, a coordenação de estágios da graduação em Letras: Inglês e o ProUni-se trataram dos critérios para o processo seletivo e da concessão de bolsa-estágio para o graduando que dará as aulas. O PAC fará também acompanhamento dos bolsistas, auxiliando-os em qualquer tipo de dificuldade extra-acadêmica. Para Sandra, o projeto fortalece a inclusão social, cumprindo a missão de uma Instituição comunitária, filantrópica e católica: “Não se trata apenas de conceder uma bolsa de estudos, mas de complementá-la”.
O conteúdo será desenvolvido pelo aluno selecionado para lecionar, com supervisão das professoras Maximina Freire e Maria Fachin Soares, ambas do Depto. Inglês. “Será uma iniciação à docência dentro da Universidade”, observa Maria, que também coordena os estágios e a graduação em Letras: Inglês. Maximina diz que o ensino terá um modelo diferente daquele adotado em escolas de idiomas: a metodologia e o material serão construídos a partir das necessidades e das características dos próprios universitários. “Criaremos tudo em função do grupo. Teremos turmas pequenas exatamente para garantir esse contato mais próximo”, esclarece.
O curso, semestral, iniciou com 45 estudantes, em três turmas. O graduando que leciona, selecionado por edital, é o próprio Erick. “Sou professor de Inglês desde antes da graduação, por isso me acostumei com o início do ano letivo. Estou animado e ansioso para começar”, declara.
Que ótimo que o Curso saiu! *----* Estava torcendo muito por isso. Mesmo não sendo mais prounista da PUC-SP!
ResponderExcluir