Da Periferia aos Desafios do Ensino Superior

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Transferência de curso, turno ou instituição





Consoante o disposto no art.9º da Portaria nº 19, de 20 de novembro de 2008, o beneficiário de bolsa de estudo do ProUni poderá transferir o usufruto da bolsa para curso afim, ainda que para habilitação, turno, campus ou instituição distinta, conforme os termos abaixo.

Art. 9° O beneficiário de bolsa de estudo do ProUni poderá, observado o disposto no
art. 49 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, transferir o usufruto da bolsa para
curso afim, ainda que para habilitação, turno, campus ou instituição distinta, observada a proporção mínima legal entre estudantes regularmente pagantes e devidamente matriculados e bolsistas, desde que:                       

   I - a instituição e o respectivo curso de destino estejam regularmente credenciados ao ProUni;
II - exista vaga no curso de destino;
III - haja anuência da(s) instituição(ões) envolvida(s).


Cumpre salientar que a aceitação da transferência pela instituição de  ensino de destino implica a criação de bolsa adicional para o aluno recebido e independe da existência de bolsas estabelecidas por força de legislação do Prouni, conforme disposto no § 3º, do art. 9º, da Portaria Normativa MEC nº 19, de 2008.

§ 3° A aceitação da transferência pela instituição de ensino de destino implica a criação de bolsa adicional para o aluno recebido, nos termos do art. 8° do Decreto n° 5.493, de 2005, e independe da existência de bolsas estabelecidas por  força da legislação do ProUni.


As orientações e disposições referentes a transferência de utilização de bolsa da Estudo do Prouni estão constantes no Manual do Bolsista do Prouni, o qual define que trata-se de procedimento de caráter interno das instituições de ensino envolvidas, efetivando-se no âmbito do Sisprouni, não cabendo intermediação do MEC.

Para baixar o manual do Bolsista, clique aqui: http://prouniportal.mec.gov.br/images/pdf/manual_bolsista_prouni.pdf

16 comentários:

  1. Olá gostaria de uma explicação mais breve, consigo ou nao mudar meu turno de aula?
    sou bolsista via prouni integral no periodo matutino
    mais por ser nesse periodo nao consigo estagio ou trabalho qeu seja.
    Gostaria de saber realmente se consigo e os passos a serem tomados uma vez que ja tentei entrar em contato via email com meu coordenador do programa e até agora nao obtive nenhuma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com a mesma dúvida, você conseguiu resolver?

      Excluir
    2. Diante do que expus no comentário abaixo, logo pude concluir que bolsista pode mudar de turno, desde que já tenha entrado na universidade como bolsista. Vale dar uma conversada com o coordenador do prouni na sua faculdade.

      Excluir
    3. Mas pra quem ainda não está cursando?

      Excluir
  2. Essa e minha geande duvida. Acompanhando....

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! pessoal, alguém já possue alguma resposta a pergunta do guerreiro Diego Alves? me encontro com a mesma dúvida.

    ResponderExcluir
  4. Já sou aluna, começo semana que vem no 4° semestre. Tô pedindo bolsa pois não tenho mais como pagar, vou ser demitida e com certeza um outro emprego que eu arranje (se arranjar né rs) será pra trabalhar em horário padrão de escritório, logo, não poderei mais estudar de manhã.
    Liguei na faculdade ontem pra saber se era melhor me inscrever para bolsa no matutino e depois trocar, já que minha rematricula foi feita pro matutino, ou se era melhor já me inscrever pra bolsa no noturno, e a resposta, pasmem, foi:
    "Se você já é aluna daqui, só pode pedir bolsa pro seu curso e seu turno. Não pode pedir pra outro turno e muito menos mudar depois, isso só é permitido para alunos calouros."
    Pode isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ***ressaltando que quando da inscrição, ou ticar as opções 'já é aluna desta universidade? Sim.' e 'já é aluna desde curso/turno? Não.', o site informa a quais bolsas você pode, portant, se candidatar. E se, como foi comigo ao me inscrever pra bolsa no noturno, apareceu 'abaixo estão as bolsas para às quais vc pode concorrer: 5 vagas de ampla concorrência', não é de se concluir que EU POSSO me inscrever para elas? Porque se não fosse possível, ao ticar 'Não' para a 2a pergunta 'já é aluna deste curso/turno?', deveria aparecer uma mensagem dizendo que não poderia me inscrever à concorrência daquelas bolsas...
      Tão óbvio.

      Excluir
  5. eu ganhei uma bolsa pelo prouni na lista de espera e queria saber se posso mudar o turno

    ResponderExcluir
  6. Minha filha é bolsista do ProUni,no período matutino, ganhou promoção no emprego e agora trabalha período integral.Ja foi na Uninove vários dias seguidos e cada vez pedem um documento diferente.Por isso vai trancar o curso faltando um mês pra encerrar o semestre.Sabe o que acho ?Isso é indiferença com bolsistas, aluno pobre nem pode mudar o turno.Caso pra um processo.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, gostaria de uma explicacao. Tranquei meu curso a 1 ano e 3 meses pois tive que mudar de cidade. No inicio do ano, tentei transferencia para uma faculdade da minha cidade atual, mas não consegui. Fui informada onde minha bolsa está trancada que só poderia ficar com ela nessa condição por um ano e depois disso correria o risco de perder a mesma. Isso pode acontecer ?

    ResponderExcluir
  8. Eu também sou bolsista e tenho as mesmas dúvidas. Liguem no MEC: 0800616161

    ResponderExcluir
  9. Olá!comecei o curso a alguns dias no período matutino,moro numa cidade muito pequena no interior e agora os estudantes no período matutino da minha cidade diminuíram bastante,no caso agora não temos transportes para manhã,somente para a noite,queria saber se teria como eu poder mudar o turno já que não tenho condições de ir no mesmo período!

    ResponderExcluir
  10. Passei no prouni na parte manhã, mas a faculdade não tem turma pela manhã ela pode me botar na turma da noite?

    ResponderExcluir

Sugira uma ideia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...