Da Periferia aos Desafios do Ensino Superior

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

COLAP em Ação! Relatoria - 29/10/12




COLAP em Ação! O que podemos fazer juntos para garantir nossos direitos e promover melhorias na universidade? Reunião com os representantes eleitos do ProUni: Analu Sanches e Genilson Rodrigues.

Genilson - fez um breve resumo sobre o que é a COLAP e qual a sua importância para os alunos bolsistas.

Analu - explicou o processo de escolha dos representantes, citando a realização do abaixo-assinado, a reunião com os demais membros da COLAP que ocorreu no dia 01 de outubro às 17h, onde soubemos que o ProUni-SE! teria até o dia 15 de outubro para realizar a escolha dos representantes. Disse também que a escolha dos representantes foi feita num evento realizado no dia 08/10/2012 às 19h no auditório 333 do prédio novo, no qual surgiu a proposta da lista conjunta, onde todos os estudantes que quisessem participar da COLAP formariam um grupo. A título de formalidade, seria mandado um documento para o MEC com apenas dois nomes de alunos membros do grupo, já que o documento da COLAP prevê apenas a participação de um representante discente e o seu suplente, porém em anexo a esse documento, iria uma lista registrada em cartório, com os nomes dos demais alunos representantes. Nessa lista estaria descrito que, tanto os estudantes que estão no documento da COLAP, quanto os demais presentes na lista em anexo, teriam o mesmo poder de atuação junto a comissão.  Por fim, apesar da proposta sugerida, Analu encerrou a sua fala informando que foi deliberado pelo quorum presente que ela e o Genilson desempenhariam provisoriamente a função de representantes até abril de 2013 sem lista conjunta, quando então ocorrerá eleições para a escolha de novos representantes amplamente divulgado na instituição, que permanecerão no “cargo” pelo prazo de 2 anos.

Analu e Genilson – falaram sobre a função dos representantes, que é ser uma espécie de assessor dos alunos bolsistas, discutindo junto a universidade casos em que a instituição esteja desrespeitando as normas do programa.

Jeremias – falou sobre a importância de fazermos a recepção dos alunos bolsistas que ingressarão na universidade no início do ano que vem.

Tulio – trouxe a proposta de estudar meios de transformar a cadeira da COLAP em cadeira também do Conselho Comunitário – CECOM e até do Conselho Universitário - CONSUN. Disse também que essas cadeiras garantirão autonomia dos bolsistas dentro da PUC, não necessitando de alguém para levar nossas ideias à Reitoria, pois o representante da COLAP levaria diretamente ao Conselho.


Encaminhamentos:

- Solicitar 500 manuais do aluno bolsista escrito pelo MEC junto a CONAP
- A elaboração de um manual do ProUni-SE! contendo informações importantes para o aluno bolsista da PUC
- Realização de uma reunião no período da noite para discutir a divulgação do grupo na universidade e a divisão de tarefas para a realização do manual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira uma ideia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...