Nesta segunda, dia 6 de maio de 2013 a Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (Colap) organizou uma reunião com os novos representantes da Colaps dos diversos campus da PUC-SP, e mais do que um novo quadro apresentado, a coordenadora de bolsas, Célia Forguieri, apresentou uma nova perspectiva para a atuação desse órgão atrelado ao MEC, baseado na colaboração com comprometimento. Na prática, isso significa que as Colaps atuarão de forma mais constante, conservando a já consagrada estrutura participativa para os alunos interessados em acompanhar tais encontros, de caráter meramente consultivo.
Muitas dúvidas foram registradas e devidamente esclarecidas, dentre elas a situação do aluno que atinge o limite de DP´S autorizadas pelo MEC. A coordenadora informou que existem alguns casos em que a situação familiar de certos alunos afetam fortemente no desempenho acadêmico, sendo que, nesse caso, a postura do Setor de Bolsas(SABE) será de cumplicidade para quem demonstrar comprometimento com as matérias cursadas.
A relação entre o ProUni-SE! e o setor de bolsas
A comissão elogiou a atuação do ProUni-SE! que vem realizando um trabalho sério, auxiliando, sobretudo, alunos do primeiro ano com a documentação solicitada e troca de informações sobre os procedimentos locais. Ademais, cogitou-se ainda a possibilidade do ProUni-SE! se integrar com os alunos de outros campus, bem como, a criação de uma rede para o compartilhamento de diferentes saberes entre os alunos, como a organização de aulas de inglês e matemática dada pelos próprios alunos veteranos aos novos ingressantes, com espaço físico e certificado fornecidos pela própria instituição.
Tanto o setor de bolsas, quanto os alunos do ProUni-SE! tem aprendido e se beneficiado muito com as divergências iniciais, e agora estão finalmente migrando para uma relação de comprometimento e cumplicidade com as demandas que a comissão local de acompanhamento é obrigada a enfrentar no dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário