Da Periferia aos Desafios do Ensino Superior

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Debate com os candidatos à reitoria - 13.08.12



O debate promovido entre os reitoráveis da PUC-SP organizado por alunos da universidade, ocorreu no dia 13 de Agosto de 2012, e contou com a ampla participação estudantil, inclusive, dos alunos bolsistas do ProUni, representados pelo coletivo ProUni-SE!





O evento foi importante para dar visibilidade as demandas especificas do Programa Universidade Para Todos, que antes permaneciam na invisibilidade. Vale lembrar que a expansão cada vez mais crescente desse projeto de governo, até então, não desenvolveu uma política de permanência estudantil ou um programa de acompanhamento eficiente após a inserção do aluno de baixa renda na universidade privada. Da mesma maneira, poucas universidades tem se mobilizado perante a condição do bolsista do ProUni, ficando a cargo da organização estudantil o desenlace dessa trama, conjugando esforços para o aprimoramento do ProUni, bem como, para a concretização da efetiva inclusão social após o ingresso na universidade. 


Diante dessa situação, foram formuladas as seguintes questões pelos alunos bolsistas do ProUni da PUC-SP, confira o vídeo:


                   



1)O ProUni oferece bolsas para jovens de baixa renda em universidades privadas. A PUC-SP tem mais de 1500 bolsistas e aponta um alto índice de desistência em razão de conflitos trabalhistas, financeiros, familiares e de saúde. Nossa universidade não possui uma política de permanência para esses estudantes, que sequer recebem acompanhamento especifico. A PUC do Rio de janeiro, por exemplo, oferece um fundo que garante auxílio-moradia, auxílio-alimentação, bolsa-livro, bolsa xerox, auxílio transporte e atendimento psicoterapêutico, enquanto a PUC-SP oferece apenas 25 bolsas alimentação. Quais medidas os senhores pretendem realizar a fim de garantir a permanência desses jovens na universidade?

2)Atualmente os bolsistas do ProUni tem sofrido sérias discriminações institucionais, sendo, inclusive, proibidos de pedir transferência de turno, curso, campus, e até, em alguns casos, sequer  podem desfrutar da bolsa PET, como qualquer outro estudante. Sendo assim, tendo em vista que o artigo 4º da lei do ProUni  garante a igualdade de direitos entre aluno pagante e não pagante, de que modo os senhores pretendem garantir que a igualdade de direitos seja protegida para os bolsistas do ProUni, caso sejam eleitos?


3)A portaria 1.132/09, prevê a implementação da Colap – comissão local de acompanhamento e controle social do ProUni, que deve ser composta por alunos e professores por meio de eleição direta. Porém, considerando que nunca ocorreram tais eleições, como os candidatos pretendem cumprir essa norma? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira uma ideia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...