Da Periferia aos Desafios do Ensino Superior

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ELEIÇÕES PARA A REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL DO PROUNI



O evento

A escolha dos representantes das Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade Para Todos - ProUni foi realizada no dia 08 de Outubro de 2012, em assembléia, escolhidos por estudantes bolsistas do ProUni. Na Reunião dos beneficiários do programa da PUC-SP, de iniciativa do coletivo ProUni-SE! - Projeto Universitário de Suporte ao Estudante, que, diga-se, foi uma reunião aberta a quem quisesse comparecer, seja bolsistas ou não bolsistas, aprendemos bastante.




O debate

Aprendemos com o debate a ouvir mais ainda. É salutar dizer, que, num determinado momento da discussão, um companheiro ressaltou a importância de se conviver com os diferentes, com a diversidade, nas suas formas mais diretas.


É notável que um grupo de alunos, por vezes diferenciados pela instituição, e também, às vezes, por outras pessoas, primem tanto em não serem eles os preconceituosos. Pleiteando, tão somente, o direito de igualdade que lhes é garantido, mas não efetivado. Foram muitas lições, reflexões, e o eterno aprendizado que só a diversidade, dinâmica, por excelência, é capaz de nos ensinar.


Davi Pires iniciou o evento falando sobre seu papel enquanto representante e a importância daquele evento, e a Deise Martins explicou a trajetória da articulação dos bolsistas do ProUni durante os 8 meses que passaram reivindicando o direito de trocar de turno. 


Carlos Miranda abriu uma importante discussão sobre a divisão de classes, bem como a atuação política das minorias que, no caso dos bolsistas do ProUni, não se trata da disputa por privilégios, mas sim, da luta pelo respeito aos direitos do aluno bolsista. Já Ricardo Vidal, falou sobre a efetiva inclusão social do aluno bolsista e de seu desenvolvimento integral dentro da instituição, que só poderá ser realizado se vencermos as barreiras da privação do acesso que ainda persiste, mesmo depois que se entra na universidade. Além disso, apresentou a proposta da lista de representação em conjunto, bem como, expôs as principais atribuições que o representante discente do ProUni deve ter.


A participação de todos foi fundamental, todas as críticas e opiniões serviram para a construção da visão que devemos ter doravante, enquanto parte do novo movimento do corpo estudantil que está nascendo na PUC-SP. O ProUni-SE! Agradece imensamente a todos aqueles que foram no evento para apoiar as reivindicações do grupo. É prazeroso sentir o espirito de união que está dentro do coração desse movimento, orientado por alunos comprometidos em trazer soluções para os problemas que a nossa universidade enfrenta.



Os novos representantes

Com relação aos recém-eleitos, foi decidido que esses permaneceriam no cargo de forma provisória até o ano que vem, sendo que as eleições para a escolha dos representantes em definitivo serão feitas apenas em maio de 2013, uma vez que esse ano não há tempo hábil para executá-la de forma convencional, inclusive porque a COLAP tem um prazo apertado para enviar os nomes dos representantes para o MEC, que deve ser entregue o quanto antes. 

Vale Ressaltar que essa é a primeira vez que realizamos uma eleição, mas já estamos muito confiantes que as próximas serão executadas da melhor forma possível, uma vez que uma campanha de divulgação e conscientização desse processo está apenas começando.

Davi Pires, que acaba de sair do posto de representante discente da COLAP, enviou o seguinte e-mail para a coordenadora de bolsas:

From: ______________________
To: ________________________
Subject: Novos representantes - Colap
Date: tue, 9 Oct 2012 18:59:05 - 0300

Para conhecimento de todos.

Boa tarde Idelma,

Conforme deliberado na última reunião da Colap, na condição de representante discente dos prounistas da PUC/SP, sirvo-me do presente para:

Nos termos do Art. 3, §2º da Portaria Nº1.1132, de 2 de Dezembro de 2009 do MEC,
apresentar os nomes dos representantes discentes, eleitos em reunião por seus pares, para compor o quadro da Colap pelo período de 09/10/2012 e 30/04/2013

Como títular: Analu Sanches Eberil, aluna do curso de Geografia.

E na posição de suplente: Genilson Ramos Rodrigues, aluno do curso de Direito.

Em 2013 será realizada outra eleição para a escolha de representantes definitivos.

Fico a disposição,

Obrigado e atenciosamente

Davi Pires Santana

Como foram feitas as eleições?

Foi aberta a todos os presentes a opção de assumir o cargo, mas apenas a Analu Sanches e o Genilson Ramos manifestaram interesse em ocupá-lo. Dessa forma, ambos foram eleitos pelo quorum que estava presente. Agora, os representantes eleitos atuarão em conjunto com o ProUni-SE! e terão bastante tempo para elaborarem um processo eleitoral por edital de convocação, que é a forma como é feito em outras universidades. Os alunos que ainda não sabem o que  é a COLAP e qual é o seu papel na universidade poderão conhecer e escolher com mais calma os seus futuros representantes, que ocuparão o cargo pelo período de dois anos, já na próxima eleição.

Quem são os novos representantes?

Representante titular: Analu Sanches
2ºano do curso de Geografia




Representante suplente: Genilson Rodrigues
4º ano do curso de Direito





Como será realizada a representação estudantil do ProUni na PUC-SP?

Foi encaminhada a seguinte proposta das quais os representantes deverão se comprometer:

Edital de convocação de eleição para a escolha da representação estudantil da Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do ProUni
PORTARIA Nº 1.132, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2009, ART. 3º, §2

O presente documento dispõe sobre os requisitos necessários para a escolha dos representantes discentes da Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos – PROUNI, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, bem como das competências dessa comissão.


  I - Disposições Gerais 

 Artigo 1 – A escolha dos representantes das Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos – PROUNI será realizada no dia 08 de Outubro de 2012, em assembleia, escolhidos por estudantes regularmente matriculados em cursos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e que sejam bolsistas do PROUNI.

Artigo 2 – A assembleia será realizada no auditório 333, prédio novo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, campus Monte Alegre, durante o período ininterrupto compreendido entre os horários das 19 horas e 22 horas.


II - Dos representantes


Art. 3º - Os representantes discentes beneficiários do Programa Universidade Para Todos - PROUNI da comissão local de acompanhamento e controle social do PROUNI, órgão colegiado de natureza consultiva, com a finalidade de promover a articulação entre a Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social - CONAP e a comunidade acadêmica devem agir no pleno exercício de suas funções.

Art. 4º - Compete aos representantes discentes do COLAP:

I - exercer o acompanhamento, averiguação e fiscalização da implementação do PROUNI nas Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Programa;
II - interagir com a comunidade acadêmica e com as organizações da sociedade civil, recebendo reclamações, denúncias, críticas e sugestões para apresentação, e se for o caso, à Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI - CONAP;
III - emitir, a cada processo seletivo, relatório de acompanhamento do PROUNI; e
IV - fornecer informações sobre o PROUNI à CONAP.

III - Do acompanhamento, averiguação e fiscalização


Art. 5º - O acompanhamento, averiguação e fiscalização da implementação do PROUNI na universidade se dará através da realização das seguintes atividades:

I – Realização de, no mínimo, três reuniões por semestre com bolsistas do PROUNI, recebendo reclamações, denúncias, críticas e sugestões para apresentação de relatórios nas reuniões da COLAP, e se for o caso, para a Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI – CONAP;
II – Elaboração de cronograma junto com os demais membros da COLAP, divulgando aos bolsistas a data, horário e local das reuniões dessa comissão, que deverão acontecer ordinariamente três vezes por semestre, conforme o disposto no art. 3º, da portaria 1.133/09;



III – Da Interação com a Comunidade Acadêmica

Art. 6º - A interação com a comunidade acadêmica se dará através da realização das seguintes atividades: 
I – Recepção e acompanhamento dos calouros bolsistas do PROUNI nos dias de matrícula, de todas as listas de chamadas;
II – Organização de um banco de informações com nome, número de telefone e lista de e-mails de todos os bolsistas;
III – Elaboração de um manual do bolsista, contendo informações de serviços e atividades da PUC-SP para ser entregue no próprio dia da matrícula aos calouros do PROUNI;
IV – Criação de um boletim informativo mensal;
V – Organização de canais de comunicação virtuais nas redes sociais da internet;

Art. 7º – Os representantes discentes deverão criar redes de parcerias com setores internos da universidade, com entidades de representação estudantil e com a sociedade civil, envidando esforços para o aprimoramento da atuação da COLAP e da permanência dos alunos na universidade. 

Esse é o começo de um novo Projeto Universitário de Suporte ao Estudante - ProUni-SE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira uma ideia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...